quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cineasta encontra filmes 3D produzidos na Alemanha nazista

O cineasta autraliano Philippe Mora descobriu dois filmes de propaganda em 3D produzidos na Alemanha em 1936, durante o regime nazista do país. As películas, filmadas em 35 mm e em preto-e-branco, podem ter sido criadas 16 anos antes das primeiras imagens em três dimensões serem criadas em Hollywood.

Com cerca de 30 minutos de duração cada, os filmes foram encontrados por Mora no Arquivo Federal de Berlim, na Alemanha, enquanto o cineasta buscava material para seu próximo documentário, Como o Terceiro Reich Foi Gravado (em tradução livre para o português), que explora como os nazistas usavam imagens para manipular informações.

"A qualidade dos filmes é fantástica. Os nazistas eram obsecados em gravar tudo e cada imagem era controlada", disse o cineasta australiano, ao jornal inglês The Guardian.

Mora acredita que os filmes tenham sido gravado por um estúdio independente, usando um prisma na frente de duas lentes para criar o efeito 3D. Ele acredita que esse não deve ser o único acervo de imagens em terceira dimensão da época.

0 comentários:

Postar um comentário


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...