domingo, 27 de março de 2011

Domingos de corrida - Top Gear

Olá, iniciando uma nova seção aqui no +1BG somente sobre jogos de corrida.

Pra quem não sabe, eu sou um aficcionado por carros, automobilismo e games de corrida em geral, ano passado eu tive a idéia de criar este espaço todo domingo em que houvesse corrida da Formula 1, e o domingo de estreia seria o do dia 25/07 após o GP da Alemanha. Infelizmente naquele GP a Scuderia Ferrari fez questão de mostrar mais uma vez porque é a equipe mais suja do grid, Fernando Alonso o mais safado e supervalorizado piloto da história da F1 e Felipe Massa o bambi mais covarde e escroto que o automobilismo nacional já produziu.

Como eu fiquei muito puto com toda aquela merda que fizeram e porque eu acho que nem o game mais porco e mal acabado já produzido do gênero merecia ser relacionado com aquele acontecimento grotesco, acabei engavetando a idéia. Mas me animei novamente, gostei da corrida dessa madrugada, acho que estava esperando um pouco mais dela, mas no fim das contas o saldo foi bem positivo e com algumas boas surpresas! Australia é sempre um GP legal, e esse não fugiu a regra.

Para começar eu acho que não poderia haver uma escolha mais óbvia do que este que é considerado um dos grandes ícones dos games de corrida: Top Gear.

Ele era considerado o melhor game de corrida de 9 em cada 10 jogadores, isso pode ter mudado um pouco nos ultimos tempos, ainda mais com boa parte dos gamers do atual cenário mundial
serem da geração "preisteition", mas ainda assim Top gear continua sendo unanimidade para muitos e em alguns aspectos ainda é insuperável.

Pra mim ele só foi superado como melhor game de corrida por Gran Turismo 2, ainda assim, em certos elementos ele ainda é imbatível, já que apesar de ser um game de corrida, não dá para coloca-lo no mesmo subgênero de Gran Turismo.

Falar das qualidades do game é chover no molhado, tinha ótimos gráficos para época, uma das melhores trilhas sonoras que eu já vi nos video games, e principalmente, a gigantesca diversão que ele proporciona, até hoje nunca igualada por nenhum game de corrida que eu já tenha jogado (e acredite, eu já joguei muitos).

Mas eu não vou ficar falando sobre os aspectos técnicos do game, fazendo análise ou até um review, como eu disse lá no post inaugural, esse não é o propósito do +1BG. Eu procuro sempre postar curiosidades e notícias interessantes, sem encher o blog com coisas trivias facilmente encontradas pela net. Se quiser uma avaliação do game basta visitar alguns dos parceiros que eu recomento ali do lado, provavelmente a maioria já vai ter falado alguma coisa deste classico, a Game Sênior nº1 por exemplo, traz uma matéria muito legal do jogo.

Como eu disse meu foco são coisas legais que talvez você não saiba a respeito do game, e o mesmo tem muitas curiosidades, vamos a elas:

Pouca gente sabe, mas os carros de Top Gear além de terem formas baseadas em modelos reais (podemos identificar facilmente linhas de Ferrari, Nissan e Honda) também possuem nomes, são eles:

Cannibal (vermelho)
Weasel (azul ciano)

Razor (roxo)

Sidewinder (branco)


Nos primeiros games da série Need for Speed, sempre havia um competidor controlado pelo computador que se destacava dos demais, seu nome era Razor, não se sabe se é uma referência a Top Gear, mas se tiver oportunidade de jogar o NFS original do 3DO (só esse mesmo, porque o resto da série é puro lixo) não deixe de reparar.

ERRATA: No NFS original do 3DO, havia apenas um competidor controlado pelo computador e seu nome na verdade é Daredevil como me lembrou o amigo J.J. um entusiasta do 3DO e um dos maiores conhecedores do console que eu conheço.

Existe um mito que diz que o melhor carro é o branco, no começo eu até achava isso, mas depois que você joga muito o game, percebe que o Sidewinder é para noobs. Uma dica, se um dia for tirar um racha com alguém experiente no game e ele escolher o vermelho, tome cuidado.

Dê uma olhada na tela de options do game (essa aí do lado), repare que existe uma foto do que parece ser um circuito de rua ao fundo. Quando eu jogava Top Gear sempre me perguntava que circuito seria esse, um dia resolvi pesquisar pra ver se descobria da onde e de quando seria essa foto, me deparei com mais uma curiosidade, aparentemente não existe nenhum registro de nenhum circuito em nenhuma parte do mundo que se pareça com a imagem dessa foto, especula-se que não se trata de um circuito mas apenas uma foto de uma rua qualquer, provavelmente do Japão, se alguém tiver algum registro sobre isso me avise. Cotovelão bem ao estilo Tilke rsrs.

Muse e suas inspirações

A musica de introdução do game é muito parecida com a música Bliss do grupo inglês Muse, apesar de nada oficial, os integrantes da banda já declararam uma vez que muitas de suas composições tem inspirações nos games. Muitos ainda afirmam que boa parte das musicas das pistas do game possuem partes muito parecidas com outras musicas do grupo.

Confira uma comparação das musicas Bliss e de introdução do game:



Carros do Top Gear reais

O designer e artista Yoshinori fez algumas ilustrações usando fotos de alguns carros reais e programas de edição de imagem para termos uma idéia de como seriam os carros de Top Gear se estes existissem de fato, confira o resultado:



Confira as imagens originais no blog do autor.

O bug da linha de chegada

Esse bug é interessante e já me tirou de alguns apertos quando era um jovenzinho noob e de pouca habilidade (mentira, eu sempre fui fodão nos games rsrs). Trata-se de um erro de programação que faz com que o game reconheça duas posições de chegada para o jogador. Funciona assim, na ultima volta, quando for terminar a corrida, bata no poste que sustenta a linha de chegada. O game reconhecerá que o carro cruzou a linha, porém o veículo voltará para trás com o impacto, e quando você cruzar novamente a linha de chegada, o game reconhecerá como se o jogador tivesse cruzado de novo, ficando com as duas posições e somando os pontos das duas.

Pra terminar segue um video "old but gold" de uma interpretação da clássica musica da primeira corrida do game pelo músico Ozielzinho, tão boa e tão conhecida que já se tornou uma das maiores homenagens para esse game fantástico:



1 comentários:

jackie chan disse...

rapaz........

todos sabem da minha paixão pela sega nos 16 bits....

mas uma coisa tenho que reconhecer: esse top gear é LAZARENTO de bão!!!!!!!!!!!!!

eu tb adoro jogos de corrida, e tb ja joguei bastante....lembro que quando ainda nao tinha o snes, e pra matar minha vontade de jogar top gear, eu jogava "lotus turbo" do mega drive, que é quase no mesmo estilão....

eu ia muito, mas muito em locadoras gastar meu dinheirinho em horas de jogatina de topg gear...e olha, ô tempo bom cara...tem hora que da ate vontade de chorar so de lembrar essas coisas....que hj em dia acabou...

legal essas curiosidades que vc falou aí, o lance dos carros e tal....eu achava que era tudo igual...hehe...

bixo, sobre essa musica do top gear.......afff....falar o que eim? só de ouvir arrepia...esse cara aí, ozielzinho, o cara é FDP....mto bom....

parabens...abração....ah, eu tenho meu blog do mega drive, vamos trocar uns banners?

Postar um comentário


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...