sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Exposição - Luluzinha 75 anos

De 4 a 15 de novembro a Fnac Pinheiros promove a primeira mostra, no Brasil, da garota irreverente que decretou a independência feminina nos anos 30, a Luluzinha. A entrada é livre.

A homenagem à personagem criada por Marjorie Henderson Buell, terá retrospectiva histórica desde as clássicas imagens até os dias de hoje, quando é lida e vista como personagem teen.  Além de painéis com desenhos de Luluzinha e sua turma, a Creative Licensing, empresa responsável por sua licença no Brasil, apresentará 25 antiguidades, como brinquedos, livros, mochila dos anos 40 a 60.


Criada em 1935, Little Lulu teve sua primeira aparição marcada por uma charge que mostra a menina irreverente, em frente a um casal de noivos, jogando cascas de banana no corredor de uma igreja. Suas charges, inteiramente desenhadas por Marjorie foram publicadas no jornal The Saturday Evening Post até 1945. Hoje é propriedade da Classic Media, NY.

A Ediouro, maior editora de livros da América Latina, lançou a revista em quadrinhos “Luluzinha Teen e sua Turma” em junho de 2009, sob o selo Pixel. Trata-se de uma versão jovem dos clássicos personagens infantis em quadrinhos de décadas atrás.

Voltada para o público adolescente, meninos e meninas, “Luluzinha Teen e sua Turma” tem como editor o jornalista Daniel Stycer, criação e roteiro de Renato Fagundes (atualmente coordenador de conteúdo do núcleo de TV e Multiplataforma do Grupo Conspiração), design e direção de arte da Labareda.

Além disso, “Luluzinha Teen e sua Turma” traz diversos recursos modernos adicionais, para melhor identificação do público com os personagens. Um deles é a possibilidade de interatividade: em vez do seu famoso diário de infância, Luluzinha tem um blog, que complementa e enriquece de forma pioneira as histórias contadas na revista.

Cada personagem da Turma também mantém seu perfil no Twitter – @LuluzinhaTeen; @BolaTeen; @GlorinhaTeen; @AninhaTeen; @AlvinhoTeen – que já contam com uma legião de seguidores.

Outra inovação que a revista em quadrinhos proporciona para seus leitores é a participação de pessoas da vida real nas histórias.  Além de interagirem com os personagens da história, celebridades como a cantora Pitty, as bandas For Fun e Cine e a escritora Thalita Rebouças permitem uma aproximação do mundo real com os quadrinhos, criando uma afetividade com os leitores.

Na TV, Luluzinha está presente na série de 52 episódios do “Show da Luluzinha”, produzidos pela CINAR e exibidos eventualmente pela Rede Globo. A Acesso Distribuidora editou cinco DVDs com os desenhos animados da personagem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...