quinta-feira, 29 de julho de 2010

P.C.A. - Pequenas Curiosidades Aleatórias

Bem, é exatamente isso do título mesmo, vamos lá:

Alexey Pajitnov, nascido em 1956, é um engenheiro da computação russo que hoje vive nos Estados Unidos. Junto de Vadim Gerasimov e Dmitry Pavlovsky criou o game Tetris, tendo desenvolvido o game quando trabalhava no centro de computação da Academia de Ciencias Soviética.

Não recebeu um centevo pelo game na época de sua publicação, já que pelo sistema socialista que vigorava na Russia, não existiam leis de copyright e tudo pertencia ao Estado.
Só começou a lucrar com o jogo em 1996, dez anos após seu lançamento quando fundou a The Tetris Company em parceria com Henk Rogers.

Muitos pensam que o nome Tetris vem do fato que todas as peças do game são formadas por quatro blocos, mas na verdade Tetris é o nome da jogada que mais dá pontos no jogo, que é a eliminação de quatro linhas de uma só vez.
- - -
Toru Iwatani é um designer japonês nascido em 1955, é o criador de um dos arcades mais vendidos de todos os tempos: Pac-Man!
Lançado em 1979, o game foi o segundo criado por Iwatani, o primeiro se chamava Gee Bee e era uma espécie de pinball digital. Mas nenhum de seus games se compara ao sucesso estrondoso que foi Pac-Man ao redor do mundo.

No Japão Pac-Man é chamado de Puck-Man, o nome foi mudado no seu lançamento nos EUA por motivos óbvios. Contam as histórias que Iwatani teve a idéia da forma de seu personagem numa noite de trabalho quando haviam pedido uma pizza, e Iwatani a viu em cima da mesa faltando um pedaço.

Cada um dos fantasmas do game tinha um nome, são eles:
Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (azul) e Clyde (laranja).

1 comentários:

Anônimo disse...

Sempre achei que se tratava do 4 blocos e nem sabia que a forma maxima de pontuar e matando quatro linhas.Vontade de jogar tetris!

Postar um comentário


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...