segunda-feira, 19 de julho de 2010

Publicidade dos/nos videogames

É meio dificil precisar onde tenha de fato começado a publicidade e o merchandising de games em outras midias ou eventos, que não o videogame e veículos ligados diretamente a ele, afinal antes mesmo da Ultrahand, a Nintendo já se arriscava em vários outros segmentos que nada tinham a ver com entretenimento. É notório que a empresa nunca parou de produzir as cartas hanafuda, e muito provavelmente muitos desses produtos devem ter levado estampas com os personagens de seus games.

Também nunca podemos esquecer do uso do cinema pela empresa, apesar da bomba do filme do Mario, a Nintendo deve ter "boas recordações" do The Wizard e Stormbreaker.

É claro que hoje em dia é muito comum encontrar esse tipo de propaganda, basta assistir um jogo de futebol europeu, e muito provavelmente se encontrará placas de publicidade do PlayStation3 no gramado (e isso já vem desde o PS1), mas mesmo assim algumas são no mínimo curiosas, principalmente para nós brasileiros, então resolvi fazer uma selação das que eu conheço e acho mais marcantes.

 Começamos com uma cena famosa e até comum, Ayrton Senna erguendo um troféu de vencedor numa corrida de F1. Seria normal se o troféu não fosse uma estatueta do Sonic com o logo da Sega logo abaixo! Se você achava que troféus com o simbolo de bancos coisa recente na F1, pense de novo rsrsrs.

Essa foi a corrida em Donnington Park na temporada de 1993 da Formula 1. Bem que podiam fazer um museu do Senna (ao invés de ficar perdendo tempo com o Pelé) assim talvez pudessemos ver esse troféu se ele fosse exposto.
- - -
A Nintendo também já andou aparecendo pelos gramados europeus com sua logomarca estampada na camisa do Fiorentina na época que o Edmundo jogava no clube e com a logomarca do Super Nintendo na camisa do Sevilha (sim aquele é o Maradona).

A Sega também botou o nome de seu console na época do lançamento nas camisas do Arsenal.
- - -
No auge da disputa entre PlayStation e Nintendo64 e com o 64 bits da Big N levando uma surra sem precedentes do console da Sony, eis que a Imagineer lança o game Rally Chalenge 2000 (Rally' 99 no Japão) para o N64. O jogo não era ruim, pelo contrário, tinha bons gráficos e velocidade e uma física nada realista porém aceitável, mas acabou no esquecimento, afinal o PSX já dominava o mercado com folga e as atenções já começavam a se voltar para o lançamento do PS2. Porém um detalhe não pode passar despercebido.

O VW Golf GTI MK IV era uma das carangas que foram reproduzidas no game, e com tanta fidelidade (quanto era possível na época) que o logo da Sony vinha estampado bem grande na lataria do bólido.


É claro que se a empresa pagou pra ter os direitos sobre o uso da imagem do carro, deve reproduzi-lo com o maximo de fidelidade possivel e isso inclui seus patrocinadores, mas era curioso jogar o game no Nintendo64 e ver o logo da Sony estampado no parachoques do carro.
- - -
Esse é o game F1 World Gran Prix do N64, o ultimo game que comprei pro console. No autódromo de Interlagos a Videosystem reproduziu até mesmo os anunciantes, incluindo a Globo nessa. Mas acho que a Antarctica não poderia estar lá por ser bebida alcoólica, então inverteram os polos e virou Arctica.

- - -
A Nintendo procurou encaixar Pokémon em tudo quanto foi lugar, mas nessa eles foram um pouco "alto" demais, literalmente falando rsrs. Algumas empresas aéreas venderam espaço de publicidae na lataria dos seus aviões, foram vários modelos diferentes, aqui alguns que eu encontrei.
- - -
Pra terminar, eu sei que existem vários carros "transformados" em Pokémons,  mas esse acabou sendo o mais conhecido, não somente por ser o New Beetle, um carro emblemático por si só, mas também porque a Nintendo levava o carro em quase todos os eventos de Pokémon ou mesmo games em geral. Numa E3 ele estava abarrotado de pequenos Pikachus de pelúcia. 

0 comentários:

Postar um comentário


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...